quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Alguma Poesia, o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade (1930)

Carlos Drummond de Andrade já publicava suas poesias na mídia impressa desde o início dos anos 20, em jornais como o Diário de Minas,  revistas como "Para Todos", "Fon Fon" e "Ilustração Brasileira", assim como em todas as publicações Modernistas que floresceram em meados dos anos 20 como: Klaxon, Revista de Antropofagia, Estética e "A Revista" de Minas Gerais. Entretanto, Drummond ainda não tinha se aventurado a edita-las em um único volume. Foi com incentivo convincente de Mario de Andrade, para quem C.D.A. dedica esta obra, que o poeta decidiu reunir todo seu trabalho, sob o selo imaginário criado pelo escritor Eduardo Frieiro: "Edições Pindorama", e editar seu livro de estréia.

No dia 25 de Abril de 1930 o livro, com tiragem de 500 exemplares, deixou o prelo das "Officinas Graphicas do Estado de Minas Geraes". 

A brochura de 150 páginas tinha uma característica gráfica muito moderna para seu tempo e sobressai  o azul turquesa nos "typos" do título.

Além do exemplar aqui fotografado, tenho também um caderno solto da mesma obra, com dedicatória de Drummond para o escritor e poeta Heli Menegale, autor do livro de poesias "Passa Quatro", localizada e datada: B.H 30.9.31.


Capa do primeiro livro de Carlos Drummond
de Andrade

Edições Pindorama foi um selo fantasia.

Destaque para o azul turquesa dos tipos.


Folha de guarda

Folha de rosto.

C.D.A. dedica o livro a Mario de Andrade

Detalhe tipografico.


Dedicatória de Carlos Drummond de Andrade
para o escritor e poeta Heli Menegale.



Nenhum comentário:

Postar um comentário