sábado, 20 de fevereiro de 2016

"Cartas a Manuel Bandeira" - Mario de Andrade (1958)

Primeira edição das cartas de Mario de Andrade a Manuel Bandeira, editadas pela editora Simões em 1958. As cartas de Manuel Bandeira para Mario de Andrade eram então proibidas por segredo testamental de Mario, que estabeleceu que as cartas de seus correspondentes só poderiam ser publicadas 50 anos depois de seu falecimento. Hoje temos grandes volumes de correspondências entre Mario de Andrade e seus companheiros de missivas, como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. As obras do IEB-USP são fabulosas e trazem todo espectro da comunicação entre os escritores.

A leitura deste livro, a muitos anos atrás me levou a buscar maior conhecimento da obra de Mario de Andrade, que pessoalmente considero ser melhor representada por seus volumes de correspondências do que por suas obras publicadas.

Bela edição brochura com 353 páginas, com prefácio e notas de Manuel Bandeira, e uma capa muito carismática.

O exemplar em minha coleção foi dedicado por Manuel Bandeira para Temístocles Linhares, que foi um critico literário, historiador e professor, tendo colaborado para jornais como "Correio da Manhã" e "Estado de São Paulo". 











Nenhum comentário:

Postar um comentário