terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

"Libertinagem" - Manuel Bandeira (1930), exemplar dedicado para Leal de Souza.

Segundo exemplar de "Libertinagem" posto no Blog. Não vou repetir os dados referentes a obra, uma vez que já foram descritos na postagem anterior (vejam potagens anteriores). O objetivo de postar este segundo exemplar é a peculiaridade da dedicatória, bem como do interessante carimbo da tradicional Livraria Acadêmica, localizada então na rua Miguel Couto 49 no Rio de Janeiro.

Antonio Eliezer Leal de Souza, conhecido como Leal de Souza, foi o primeiro escritor de Umbamda do Brasil bem como repórter dos jornais Diário de Notícias e "A Noite". Eliezer foi também Diretor da revista "A Careta".

Manuel Bandeira escreve no "Itinerário de Pasárgada" sobre seu primeiro livro "A Cinza das Horas": "Não fiz grande distribuição do folheto, senão entre parentes e amigos. E um dos motivos foi que, tendo mandado um exemplar a Bilac, não recebi nenhuma resposta. Como na ocasião tivesse conhecido em Petrópolis a Flexa Ribeiro e Leal de Souza, ofereci-lhes o volume. Foram eles muito amáveis comigo. O primeiro dedicou-me todo um rodapé na Notícia, onde colaborava semanalmente; e o segundo meia página da Careta".

Em resumo, Olavo Bilac quase desencoraja o Poeta enquanto Leal de souza o dá um valoroso impulso.

Capa: Libertinagem - Manuel Bandeira

Lombada com fita adesiva mas ainda com a
legenda visível.


Dedicatória de Manuel Bandeira para o
escritor Leal de souza

Carimbo da tradicional livraria Acadêmica



Imagem de Leal de Souza, a quem
Manuel Bandeira dedica a obra.
Crédito da imagem: Blog Mandala
dos Orixás. Rara imagem do arquivo
pessoal do Sr. Diamantino Fernandes
Trindade, presente em seu livro:
"História da Umbanda no Brasil"

Nenhum comentário:

Postar um comentário