sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Poesias Escolhidas - Manuel Bandeira (1937)

A seleção de poesias por Manuel Bandeira, além da inestimável consultoria de Mario de Andrade, gerou a compilação da primeira edição das "Poesias Escolhidas" (1937). Obra foi editada pela Civilização Brasileira no formato brochura com 206 páginas. Tiragem desta primeira edição foi de 1010 exemplares, sendo 10 em papel Ingres e 1000 em papel Bouffant.

Segundo carta enviada por Manuel Bandeira para Gilberto Freyre, em 7 de Outubro de 1936, a edição das Poesias Escolhidas seria custeada pelo valor arrecadado na subscrição da limitadíssima edição de "Estrela da Manhã", que havia sido impressa graças a oferta de papel feita por Luís Camilo. Inicialmente, segundo a carta para o sociólogo, o bardo planejava uma edição de 500 exemplares com capa de Santa Rosa, mas acabou realizando uma edição de 1010, pela Civilização Brasileira com capa de Joanita Blank. (fonte: "Cartas Provincianas" - Global Editora - São Paulo 2017 pags. 99 e 100).

Este exemplar foi dedicado por MB para o poeta Osório Dutra, nascido em Vassouras no RJ, bacharel em Direito e Diplomata. Publicou muitos livros como "Terra da Gente" e "Mundo sem Alma". Foi premiado duas vezes pela ABL.

Este exemplar foi encadernado (bela encadernação antiga) mas manteve as capas originais da brochura.





Capa original da brochura

Dedicatória de Manuel Bandeira para o Poeta
Osório Dutra


Folha de rosto.

Detalhe tipográfico

Contracapa da brochura.

Justificação da tiragem da obra



Imagem do poeta Osório Dutra, para
quem Manuel Bandeira dedicou
este exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário