sábado, 5 de março de 2016

"Andorinha Andorinha" - Manuel Bandeira (1966)

"Andorinha Andorinha" foi mais uma homenagem da Livraria José Olympio Editora para os 80 anos de Manuel Bandeira. Reunião de textos inéditos em livro com seleção e coordenação de Carlos Drummond de Andrade. Título faz menção ao poema "Andorinha". Obra apresenta nota da editora pelo octogésimo aniversário do grande poeta e um desenho (bico de pena) do ilustrador Luis Jardim, datado de 1962.

Em minha coleção tenho a custódia de quatro exemplares, brochuras originais em primeira edição, autografados e dedicados por Manuel Bandeira:

1- Autografado e dedicado para o poeta Alagoano Judas Isgorogota, pseudônimo de Agnelo Rodrigues de Melo. Isgorogota viveu em Maceió e mudou-se, aos 23 anos de idade, para o Rio de Janeiro e depois São Paulo aonde publicou diversos livros entre poesias, novelas e poesias infantis. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas.

2- Autografado e dedicado para Joaquim Montezuma de Carvalho. Figura proeminente da literatura Portuguesa que, apesar de sua cultura e erudição, não fazia julgamento de valores literários e buscava sempre interligar pessoas através de idéias, saber e informação. Foi correspondente de Manuel Bandeira por muitos anos.

3- Autografado e dedicado para Celita Vaccani, filha do pneumologista, e médico de Manuel Bandeira, Rodolpho Vaccani. Celita foi também figura importante na Escola Nacional de Belas Artes, tendo sido professora de escultura e modelagem. Este exemplar foi duplamente dedicado pois Carlos Drummond de Andrade também escreve dedicatória autografada para Celita.

4- Autografado e dedicado para Garcia Rosa, que não pude identificar nas pesquisas que fiz. Agradeço caso algum leitor tenha informação adicional sobre ele.


Capa da primeira edição.





Contracapa


Folha de rosto.




Bico de pena de Luís Jardim.


Dedicatória para Judas Isgorogota.

Dedicatória para Celita Vaccani, filha do
Pneumologista de Manuel Bandeira o
Doutor Rodolfo Vaccani.

Dedicatória de Manuel Bandeira para o
escritor Português Joaquim Montezuma
de Carvalho.

Dedicatória de Manuel Bandeira para
Garcia Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário