segunda-feira, 7 de março de 2016

"Ariana, a Mulher" - Vinicius de Moraes (1936)

"Ariana, a Mulher" (1936) foi o segundo livro publicado por Vinicius de Moraes, o primeiro "O Caminho para a Distância" (Schmidt ed. 1933) havia sido recolhido pelo autor. "Ariana, a Mulher" foi editado pela Pongetti e teve uma tiragem limitada, de 300 exemplares numerados fora do comércio, em papel especial "Hollanda". O livro de 22 páginas se destaca pelas características tipográficas, especialmente as letras em caixa grande, na cor verde esmeralda, que abriam cada um dos poemas do livro.

O Blog homenageia Vinicius de Moraes, como já fez antes com outras figuras importantes da literatura Nacional. O "Poetinha" orbitou a cena literária do Brasil, e esteve sempre próximo aos titulares deste Blog.

Este exemplar (# 249 da tiragem de 300 em primeira edição) foi autografado e dedicado para o notório ilustrador Luís Jardim, cujo trabalho em "bico de pena" era costumeiro entre as publicações da Livraria José Olympio Editora por quatro décadas. Luís Jardim foi um dos ilustradores que mais desenhou Manuel Bandeira.


Capa da primeira edição.



Dedicatória de Vinicius de Moraes para o
ilustrador Luís Jardim.

Detalhe da dedicatória de Vinicius de Moraes


Exemplar número 249 de uma tiragem
limitada a 300 exemplares.


Detalhe tipográfico.

Detalhe do tipo em verde esmeralda.
Luis Jardim (primeiro a esquerda) na Livraria
José Olympio Editora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário