domingo, 19 de março de 2017

Cuidados com os livros - Higrômetro e silica gel.

Quando um se propõe a assumir a custódia de primeiras edições, livros raros ou autografados e dedicados pelos autores, é primordial que se aplique a máxima de "todo cuidado é pouco"! Minha coleção está sujeita a umidade deste nosso país tropical; ou melhor, estaria se não fosse a ação de dois companheiros fiéis: O Higrômetro e o Desumidificador. Como minha coleção é reduzida (pouco mais de 300 livros), posso mantê-la em dois armários fechados, aonde tenho condição de monitorar temperatura e, principalmente, umidade do ar. 

O Higrômetro: o modelo que possuo é bastante simples e de pequeno investimento. Ele funciona com pilhas AA e monitora com precisão temperatura e umidade.

O Desumidificador: Uso pequenos desumidificadores, a base de gél de silica, que absorvem a umidade de pequenos ambientes e tem um mostrador que indica quando a silica está saturada de umidade, apresentando uma coloração rosada. Para "secar" a silica, o desumidificador deve ser conectado a tomada elétrica residencial por aproximadamente 24 horas ou até que a silica apresente a coloração azul.

Armários de exposição e guarda: Sugiro os de metal com porta de vidro, mas a fim de estar em sintonia com critérios mais decorativos, uma cristaleira servirá bem, contanto que as prateleiras sejam de vidro e não de madeira.

A responsabilidade de preservar estas obras de arte é grande... as próximas geração contam com nosso cuidado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário